
O que ver?
Zona Oeste
Ao chegar ao paredão de pedra, quase no topo, você pode avistar a parte interna do Parque Nacional da Tijuca, com o Pico da Tijuca, o Anhanguera, a Pedra do Conde, o Sumaré até o Corcovado, a Pedra da Gávea, e até mesmo Niterói e o mar ao fundo. É indescritível! E não para por aí! Subindo mais um breve lance de pedras, você está no bico do Papagaio. Do alto de 987m, vê-se a zona oeste do Rio de Janeiro, com toda a baixada de Jacarepaguá, Barra, Recreio, o maciço da Pedra Branca e a Marambaia.
Atenção no caminho
Toda a trilha é pontuada por pedras e raízes, tornando a caminhada difícil e fazendo necessário, muitas vezes, o uso das mãos para auxiliar a subida.
Grutas
Aproveite para conhecer as Grutas do Navio e do Papagaio. Há diversas áreas da trilha em estado de regeneração, por terem sido devastadas pelas chuvas de 1996.
O que fazer?
Não se deixe enganar
O Caminho do Bico do Papagaio se inicia em um trecho sombreado, com aclives suaves e médios por uns 30 minutos, mas a etapa final até o pico é exigente, bastante íngreme e é indispensável segurar-se em pedras, raízes e grampos. A trilha dura 1:30h com percurso total de 3.345m, ou seja, exige esforço considerável, então não economize na água e lanches leves.
Não tem experiência?
Escolha os finais de semana para fazer essa trilha, já que é maior o trânsito de pessoas que podem ajudar em sua orientação e até mesmo em sua motivação.
Já tem experiência e preparo físico?
Visite os principais picos cuja trilha inicia no Bom Retiro, no mesmo dia. Comece bem cedo, o Parque abre às 8h. É possível visitar o Pico da Tijuca, o Morro do Archer, o Morro da Cocanha e o Bico do Papagaio. Atenção: faça este trajeto somente acompanhado por um guia experiente. A maratona é longa, mas a aventura vale a pena.
O que saber?
Primeiros passos
A 1ª etapa da trilha começa na área de lazer do Bom Retiro e vai até a bifurcação com o Pico da Tijuca. Pegue o caminho da esquerda, que leva a uma caminhada de 30 minutos em um terreno de suave aclive. A trilha passa por duas grutas à esquerda, atravessa um bambuzal e atinge uma última bifurcação. A esquerda vai para o Pico do Cocanha e a direita para o Bico do Papagaio.
Lendas do Papagaio
Há várias histórias sobre o Bico do Papagaio, mas poucas fontes de confirmação. Diz-se que esta trilha era mais frequentada que o Pico da Tijuca até a construção da escadaria, em 1920. Há também a história de que o time do Fluminense, uma vez, subiu ao Papagaio para comemorar uma taça estadual no início do século XX. Por fim, como muitas pedras no Rio de Janeiro, o Bico do Papagaio também tinha fama de ser a morada de espíritos malignos, e era temida pelos indígenas, que a chamavam “Pedra Dente”.