sábado, 14 de fevereiro de 2015

Hubert Sumlin


Hubert Charles Sumlin (16 de novembro de 1931 – 4 de dezembro de 2011) foi um guitarrista e vocalista de blues, mais conhecido por suas "rajadas de notas quebradas, silêncios súbitos e suspensões rítmicas ousadas" e como membro da banda de Howlin' Wolf. Sumlin foi listado como número 43 da lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Sumlin tocava uma Gibson Les Paul Goldtop de 1955 com amplificador Louis Electric Model HS M12.

Nascido em Greenwood, Mississippi, Sumlin cresceu em Hughes, Arkansas. Ele teve a sua primeira guitarra quando tinha oito anos de idade. Ainda criança, Sumlin viu Howlin' Wolf pela primeira vez indo escondido a um show. Quando Wolf se mudou de Memphis para Chicago em 1953, seu guitarrista de longa data, Willie Johnson, preferiu não seguir junto. Em sua chegada a Chicago, Wolf contratou o guitarrista Jody Williams, e em 1954 convidou Sumlin a se mudar para Chicago e tocar a segunda guitarra na sua banda. Williams saiu a banda em 1955, deixando Sumlin como primeiro guitarrista, posição que manteve continuamente (exceto por um breve período tocando com Muddy Waters em 1956) pelo resto da carreira de Wolf. De acordo com Sumlin, Howlin' Wolf o encaminhou a um professor de música clássica no Conservatório de Música de Chicago para aprender teclado e escalas. Sumlin tocou no álbum Howlin´Wolf, também conhecido como The Rockin' Chair Album, que foi considerado o maior álbum de guitarra de todos os tempos pela revista Mojo em 2004.

Sumlin fez parte do Blues Foundation Hall of Fame em 2008. Foi indicado a quatro Grammys em 1999 pelo álbum Tribute to Howlin' Wolf, junto com Henry Gray, Calvin Jones, Sam Lay, e Colin Linden. No ano 2000, por Legends com Pinetop Perkins. A indicação em 2006 foi por seu projeto solo About Them Shoes (que contou com performances de Keith Richards, Eric Clapton, Levon Helm, David Johansen e James Cotton) e em 2010 por sua participação no álbum de Kenny Wayne Shepherd, Live! in Chicago. Recebeu muitos Blues Music Awards, e foi juiz da 5a edição do Independent Music Awards.

Morou em Totowa, New Jersey por anos antes da sua morte. Sumlin morreu com 80 anos em 4 de dezembro de 2011, num hospital em Wayne, New Jersey, de falência cardíaca. Mick Jagger e Keith Richards pagaram pelo seu funeral. Texto: Wikipédia, traduzido por Adriana Castilho. 


Nenhum comentário: