quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Wolfgang Dauner's Et Cetera 

Et Cetera (não confundir com a banda progressiva francesa de mesmo nome) foi um dos projetos do renomado pianista alemão Wolfgang Dauner, ativo na cena do jazz alemão desde o início dos anos 60 e que já havia formado seus próprios trios, quartetos e quintetos. Para esse mega projeto, Dauner contou com o apoio de outros músicos bastante talentosos, a começar pelo guitarrista Sigi Schwab, que usava uma enorme variedade de instrumentos de corda e que, além de já ter participado de outros projetos com Dauner, foi integrante do Embryo, tendo participado dos álbuns 'Father Son And Holy Ghosts' e 'Rocksession'. Também havia o baixista Eberhard Weber, já atuante na cena do jazz e que ganhou mais credibilidade ao lançar o 'The Colours Of Chloë', seu primeiro álbum solo. Como baterista, havia o estadunidense Fred Braceful, que também já era um velho conhecido de Dauner - assim como o percussionista Roland Wittich - e que após o fim do Et Cetera, ele passou a ser integrante do Exmagma, outra banda de jazz-fusion mais experimental. 

O som do Et Cetera era enriquecido por uma enorme variedade de instrumentos e que de longe fazia a banda se diferenciar de qualquer outra derivada de jazz, se é que para todos, o Et Cetera realmente seguia alguma vertente do jazz. Por isso que na época, a banda foi logo absorvida e aceita pelo público do "krautrock". E, sem dúvida, um dos maiores projetos já elaborados por Wolfgang Dauner. Texto: Bordel do Rock. 

Integrantes. 

Wolfgang Dauner (Sintetizador, Piano, Clavinett, Claviocord, Ringmodulator, Percussão Elétrica, Trompete, Flautas, Outros Instrumentos Elétricos)
Sigi Schwab (Guitarras, Surmandel, Sitar, Tarang, Alaúde, Veena, Sarangi, Tambura, Saltério, Flautas, Balafon, The Bag, Kalimba, Ringmodulator)
Eberhard Weber (Basses, Cello)
Fred Braceful (Percussão, Vocais, One-String-Guitarra-Bongo)
Roland Wittich (Percussão) 




Nenhum comentário: