domingo, 30 de novembro de 2014

Dicas para Caminhada na Montanha

Existem vários tipos de caminhadas, de terrenos e de intensidade. A Escalaminhada do Canela de Ema é um trekking com atividades verticais e interação direta com a natureza, a fim de conquistar o topo da Chapada Ita-Marãen.
Para começar, uma boa dica é contar com um apoio, que pode ser uma bengala, um bastão de caminhada ou um cajado. Este apoio pode te ajudar muito em diversas situações, como:
  • Manter a postura correta,
  • Ajuda de apoio e impulso na descida e na subida,
  • Distribuição do esforço igualmente entre as pernas e os braços,
  • Evitar machucados ao apoiar as mãos em superfícies ou animais perigosos,
  • Afastar animais indesejados.
É importante fazer paradas ao longo do percurso para ajustar a mochila e a bagagem, descansar, recuperar o fôlego e, claro, apreciar a natureza e tirar fotos para recordação. Pare sempre que se sentir cansado, ou a cada uma hora.
Também é importante conhecer bem a região que vai caminhar, ou estar acompanhado de monitores ou guias experientes. Dependendo do local, tenha sempre mapa, bússola ou GPS para te ajudar, além de equipamentos de comunicação. Esteja ciente das condições climáticas e monitore o tempo durante a caminhada. Nunca vá caminhar sem avisar a alguém sobre o seu roteiro.
Tenha sempre água e comida com você, e beba bastante água durante todo o caminho. Use protetor solar e repelente.

Dicas para caminhada na montanha ao subir e descer

Quando estiver subindo, dê passos curtos com o corpo levemente inclinado para frente e apoiando bem o pé antes do impulso. Evite subir nas pontas dos pés para não cansar as panturrilhas e use o bastão de apoio para ajudar no impulso. Já quando estiver descendo, mantenha também os passos curtos, porém com o corpo levemente inclinado para trás, evitando os esforços nos joelhos. Use também o apoio do bastão na frente, antes de mover os pés.
Tome muito cuidado com o lixo que você produzir. Limpe tudo! No caso de necessidades fisiológicas, procure lugares bem afastados de água (rios, riachos, etc), e sempre enterre os dejetos.

Nenhum comentário: